segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Após nossa Experiência Degustativa, voltamos a Imersão !

O encontro agora é com  Claudia Wendel - Gerente de Projeto e numa escala hierárquica a segunda líder - e Jana Holcke, ambas responsáveis pela captação de recursos e gerenciamento de relacionamento com os patrocinadores e apoiadores do evento.

A primeira pergunta que fazemos é com relação ao investimento total do acontecimento especial, Claúdia esquiva-se e diz que eles não sabem, pois como muitas das necessidades do evento são atendidas pelos parceiros, como por exemplo, uma empresa que fornece combustível, para os automóveis, que também são cedidos... segundo eles não há como contabilizar tudo...

Pergunto então como funciona a estrutura financeira do evento e ela explica que na verdade há uma organização independente da BITS, legalizada, com CEO e enxuto organograma que gerencia todo o Campus Symposium. Há conta bancária separada e toda a contabilidade é feita distintamente da universidade.

Bárbara, nossa colega mexicana, pergunta se há possibilidade de ficar com caixa para o próximo evento e eles dizem que não... o que for excedente é revertido a compra de comida e bebida para a festa dos voluntários ou como o exemplo citado do ano passado, eles ganharam uma semana da Disneyland de Paris - eu quero !!! - e com a verba disponível compraram tickets aéreos para a staff da comissão organizadora relaxar e comemorar o êxito alcançado em terras de Walt Disney... foi uma forma de reconhecimento... não é a minha cara também?


Certificado da Disneylandia Paris para o Team de 2009


A cota de patrocínio desse ano varia de 5 a 15.000 Euros e nesse ano eles contam com 09 empresas.

Já os apoiadores são muitos... cerca de 55.

Claudia revela que hoje, lógico ainda é desafiador, apresentar a proposta de patrocínio, mas é muito mais tranquilo que cinco anos atrás... quando o evento nascia, e eles não tinham nenhum portfólio histórico das edições passadas.

Ela também confirma que muitas empresas, que terão key-note speakers esse ano, já foram
 escolhidas de forma estratégica , pensando nas possibilidades de tornarem-se um prospect patrocinador em 2012... ah sim... o Campus Symposium irá ser realizado com periodicidade bienal... as razões? Informações para outro post.

Infelizmente ficaremos devendo as fotos das responsáveis pelo departamentos, pois ambas estavam muito atarefadas e evitamos que perdessem mais do seu tempo precioso conosco.

 Inclusive Jana estava in loco na tenda supervisionando os espaços que os patrocinadores têm direito para expor seus serviços e produtos...



Memorizem esse nome: Leonardo

Um dos mais renomados designers da atualidade européia chama-se Leonardo e é um dos apoiadores do evento. Ele está fornecendo todo o mobiliário para os lounges que serão montados no Campus Symposium 2010.

A cadeira da sala de imprensa é deslumbrante... pena que não cabe em uma mala ! rsrs...

Mesa de Centro - estilo puzzle

Não é arrojada?  E é super confortável... até demais... para eventos muitas vezes precisamos de móveis práticos, bonitos e não tão acolhedores assim... pois caso contrário o pax senta e não levanta mais.



Break para o Almoço - Digamos Exótico !

A cada dia nos são reveladas nossas facetas da cultura alemã... por exemplo, temos ciência agora que o alemão tem como hábito tomar um café da manhã, com iogurtes, pães, frios ou geléia, capricham no almoço e no horário de jantar, meio que repetem o cardápio do café da manhã, algo mais leve... tudo acompanhado de muita água mineral com GÁS!!! Particularmente, não gosto... mas sei que no Brasil há seguidores fiéis...

Hoje o nosso almoço foi : Germknödel  também conhecido como Dampfnudei Hefeklôse. O nome impressiona, não?

Vejam o visual:

Meu prato - Andréa Nakane

Prato da Bárbara - nossa colega mexicana



Quando chegamos, acreditávamos que tratava-se de uma sobremesa... até então tinhamos também notado que eles não são adeptos de comer um doce ou fruta após o almoço... chegamos até a sorrir !

Depois percebemos que esse era a única opção de almoço e tratava-se de um prato típico da Alemanha. Sua composição é uma espécie de massa de pão/pizza que cozinha no vapor por horas a fio, sendo recheada com uma espécie de calda engrossada de frutas vermelhas. Ao servimos de uma porção, que equivale ao tamanho de uma bola de massa que deixamos descansar para abrir posteriormente, deve-se - de forma generosa cobrir essa massa com uma calda das mesmas frutas vermelhas, só que dessa vez mais fina e muito, mas muito doce!
Eu adoro um doce, mas esse era demasiado !

Sem muita empolgação saboreamos o prato e sabendo das tradições européias - principalmente - de não desperdiçar alimentos... tentamos bravamente deixar o prato sem se quer um pedaço... mas confesso que não obtive êxito e que meu prato retornou com um pequeno pedaço, rodeado de calda.

Os alemães que estavam próximos mostravam-se bastante interessados em nossa reação... chegaram até mesmo a perguntar sobre nossos hábitos alimentares... ah... uma feijoada naquele momento cairia de uma forma tão leve e tão... salgada !!!

Foi uma experiência... digamos exótica... mas quem se habilita a desbravar o universo do turismo e da hospitalidade deve ter sempre não só a mente, mas também o estômago abertos a novas descobertas, vivências...

Se vamos repetir ou não... essa é uma outra história... para um outro post !

Speaker Support

Hoje pontualmente as nove horas - estamos surpreendendo os alemães, pois eles têm a idéia que não somos um povo pontual... de fato, a grande maioria não é... mas nós como representantes da Hospitalidade sabemos o quanto é no mínimo acolhedor e no máximo respeitoso honrarmos nossos compromissos - estávamos no escritório geral da comissão organizadora do Campus Symposium para nosso primeiro encontro do dia: a coordenação de apoio aos conferencistas/palestrantes.

No caso do evento, as atenções maiores são para a participação do Al Gore - Quadragésimo Quinto vice presidente norte americano e hoje um dos principais nomes internacionais relacionados a sustentabilidade.

A idéia de convidá-lo começou há cerca de um ano, quando após a edição de 2009, que teve como tema os Negócios Verdes e contou com a participação de Tony Blair - a UAM realizou a transmissão em tempo real dessa apresentação - decidiram aprofundar o tema.

Todo o contato com o Al Gore é intermediado por uma agência que o representa, sendo a mesma responsável pela assinatura de contratos, autorização de uso de imagem, recebimento do cachê, aval de todos os textos que tenham a menção a ele, etc... Nesse caso algumas pendências podem demorar mais de 03 dias... mais que nunca planejamento e cronograma são itens indispensáveis!!

A dupla Marie-Christine Lohmer and Malte Bruins mantem contatos com  os palestrantes, solicitando que todos preencham um formulário com cerca de 08 páginas, com todos os tipos de informações necessárias para que eles adequem-se as solicitações dos mesmos, desde dados pessoas, endereços, telefones, necessidade de hospedagem, datas de chegada/partida, necessidade de equipamentos para as palestras, entre outros atributos.

Eles também são encarregados da sala VIP e juntamente com os voluntários do espaço - todos recebem uma espécie de portrait de todos os particicpantes key note speakers - tornar sua estada no local o mais confortável e acolhedor.

Nessa Sala VIP há o livro de ouro, no qual os palestrantes deixam suas impressões sobre o evento e juntamente com sua declaração uma foto é afixada. Uma idéia bacana que podemos ativar por aí... me lembrei dos meus tempos de hotelaria...


O team responsável pelo suporte aos Palestrantes

Köln - Colonia!

Algumas fotinhos para compartilhar com voces antes do nosso almoco (será que teremos salsichas brancas outra vez??)

A primeira, do Hyatt Regency Köln

Logo ao chegar na cidade, me senti em casa, e super segura pra pedir sugestoes de passeio para o Concierge do Hyatt Regency Köln. Ele nos sugeriu: 1. A Catedral, 2. SHOPPING! e 3. O Museu do Chocolate.

Bom, uma das mexicanas, a Natalia, e eu, subimos ate o topo da torre. De lá dá pra ver a cidade inteira, num giro de 360 graus! É fantástico:



Estava bem frio, como dá pra ver!
Por isso, saindo da catedral, todas fomos comprar casacos mais quentes e guarda chuvas! aaaah, agora sim!

Quando estávamos cruzando o Rio Reno, claaro que me deu uma vontade imensa de tambem ter meu cadeado na ponte, certo? Havia um vendedor com um monte de cadeados. "Quanto custa?" "Cinco euros" "Eu só tenho dois" "Tudo bem!"
(Até na Europa dá pra pechinchar!)

Entao, por dois euros, consegui que eu e o Philippe também tivéssemos nosso cadeado:


Depois de muito frio, muita chuva, horas esperando na estacao e no trem... Chegamos ao campus! Vivas, com casacos quentes, guarda chuva, e novas experiencias! :)