quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Segunda Feira...mas na Suica





Finalmente estamos na faculdade, comecando nossos trabalhos. Pudemos ver alguns alunos, tomando café no restaurante da escola e alguns professores chegando. Parece-nos o jeito europeu de ser – os alunos com ternos, as alunas de terninho – quase todos pretos, possivelmente por estarmos no inverno. Fomos recebidos por alguns professores e com boas notícias, é claro. A professora responsavel pelos estágios elogiou muitos nossos alunos brasileiros, vindos da Anhembi. Claro que ficamos muito orgulhosos…Tudo parece muito organizado e comecamos a vivenciar a precisao suica. Fomos recebidos oficialmente pelo Doctor Waiser, responsável pela qualidade de ensino academico e quem deve acompanhar a implantacao do programa no Brasil, do lado de Glion. Vocês o veem na foto, em uma mesa para nos recepcionar com cafe e paezinhos típicos franceses(momento degustacao da Prof Roberta Sogayar). Vejam, aprendemos que pedir café nao significa receber um expresso e sim uma xicara grande de cafe.


Depois fizemos um tour pela escola, e ficamos impressionados com a estrutura, as salas de aulas, a biblioteca, somente com títulos específicos da área e conhecemos mais alguns professores.

Almoçamos na escola, que, ao contrário do campus de Glion sur Montreux, não é gerenciado pelos alunos (estamos em Bulle). Fizemos nossa refeiçao em um espaço reservado para celebrarmos nosso primeiro dia em Bulle.

Já no almoco conhecemos uma professora finlandesa super simpática, Hanna Sarvela, em outra das fotos, que, a tarde, nos falou sobre algumas experiencias com metodologia de ensino e sobre, vejam quanta coincidência, e-learning. E no final do dia tivemos uma aula sobre missão e visão da G.I.H.E, sempre aos cuidados do Dr. Waiser.

Entre algumas providências tecnologicas, como acertar computadores, descobrimos na área de TI, O Sr Francisco, falando portugues – ele é de Cabo Verde, o que foi bom , porque falar ingles e informatiques ao mesmo tempo nao e facil…

Jantamos na Escola e telefonamos para casa, porque ninguem e de ferro…estamos sofrendo com o fuso. Queremos ir dormir mas não conseguimos.

Fotos do Campus de Glion em Bulle...impressao da chegada






A recepcao da escola; piano; conselho profissional do curso,cantinho do cafe, restaurante....

Continuando os momentos tipicos





Nosso suuuuper brinde....muito cafe e cha para esquentar nesse frio do inverno Suico, acompanhado de um bom pain au chocolat e tarte au citron....hummmmmm Uma autentica boulangerie! Afinal estamos na Suica francesa!
Como nao poderia faltar muito queijo suico!! Fondue Night! E claro,mais fotos tipicas da suica....com o cachorrinho Sao Bernardo (cachorrinho....)
E para passar uma ideia do ambiente....uma foto dos alpes nevados....num lindo dia de inverso suico....

Momentos tipicos





Ola!
Como nao podiamos deixar de registrar nessa experiencia Suica....as vaquinhas suicas estao por toda parte e nossos professores tinham que registrar o momento!

Zermatt eh uma cidade tipica Suica, e ai vao mais fotos dessa cidade pitoresca e cheia de encantos.
Hospitalidade a baixo de zero....o garcon fazendo seu mise en place em pleno GELO!!!!! Ao menos a temperatura da bebida esta conforme a regra....








Domingo

Que presente maravilhoso acordar em Montreux com a linda vista do Lac du Leman e ao fundo os alpes Suicos.

O dia estava lindo e contagiou o prof Luiz Carvalho que logo pela manha saiu para correr a beira do lago mesmo com a temperatura de ZERO graus celsius!

Depois de um tipico café da manha, fomos para uma promenade (passeio) pela cidade.

Encontramos a estatua do Fred Mercury, as fotos seguem abaixo, e ficamos encantados com os jardins e sua vegetacao de inverno.

Partimos entao para a Franca – somente do outro lado do lago – para a cidade de Evian, castelo medieval e almoco num autentico Bistro frances ( com direito a frances e seu cachorro, dentro do restaurante, nada mais tipico) – seguem as fotos.

Ao final do dia, seguimos finalmente para o campus de Glion na cidade de Bulle.

Fomos recebido por um dos alunos elegante e sobriamente vestido com gravata e paleto (o que eh rotina por aqui).

A musica ao vivo vinda de um piano Steiner de cauda no lobby da recepcao da escola, sendo tocado pelo professor de Arte da Musica, envolvia o ambiente hospitaleiro.

Na entrada, um cartaz dada as boas vindas ao nosso grupo, mesmo que ainda com alguns erros.

As dois extremos do recepcao são ornados com arranjos de flores frescas. A iluminacao dava o tom do ambiente (e não conseguimos encontrar nenhuma lampada queimada....nao perdemos a mania de hoteleiros....)

Seguimos entao para nossas acomodacoes e terminamos o dia jantando na nossa única opcao de restaurante....pois todos já estavam fechados...eram 9:00 – NOVE HORAS – da noite de domingo......e descobrimos que o carnaval haviam passado por aqui e nos nem pudemos aproveitar um pedacinho.

Encerramos umlongo dia, após termos almocado na Franca e jantando na Suica com o menu de pizza e escargot!