segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

III Segunda Feira- Meeting our Latin Friends







Meeting our latin friends

Mais uma segunda-feira, mas é a última. Na próxima estaremos em nossas salas de aula. A professora Roberta notou que já podemos fazer reservas de audio-visual para a primeira semana de aula. Estamos ansiosos por voltar, assumir nossas disciplinas deste semestre e nos aprontar para o próximo, em que seguirmos as diretrizes aqui recebidas.
Nosso cronograma, agora, inclui reuniões finais com os professores das disciplinas avaliadas no teste, para a resolução das últimas dúvidas e acerto de material.
Por falar em material, estivemos com a bibliotecária que nos presenteou com algumas unidades de interessantes livros, inclusive livros-texto, para a nossa biblioteca. Confesso que parecíamos crianças frente a doces. Na verdade, ganhar esses exemplares é importante porque ganhamos tempo, em relação à sua aquisição.
Se estamos nas reuniões finais, nossos colegas do México, da Universidade Del Vale, estão chegando. Foi interessante vê-los dando os primeiros passos no caminho em que já andamos. Foi mais emocionante conversar com os nossos pares, ao longo do almoço. Estão na missão mexicana, os professores de A& B, Hospedagem, Marketing e RH. Eles vêm de campus diferentes, de diferentes cidades no México e são responsáveis por treinar os professores das mesmas disciplinas, nos outros campus. Vale observar que eles estão ajustados ao espírito internacional de Glion – um é Francês, um eEspanhol, um Suiço e uma Mexicana. Não se preocupem, pois, se precisarmos de professores internacionais, temos vários candidatos se oferecendo para ir ao Brasil...
À tarde, mais observação de aulas e, à noite, um jantar no restaurante La Residence, o que poderíamos chamar de restaurante escola, tocado por alunos supervisionados por um chefe de cozinha e uma professora de serviços. Os alunos fazem tudo e, como professores, adoramos vê-los em ação. Os jantares são temáticos e, nessa noite, o tema era Mágica, o que levou os alunos a usar cartas, cartolas com coelho e um...papagaio. Espera aí. Papagaio? É isso mesmo...Como todos os alunos do mundo, os daqui são muito criativos e, então, se não temos pombas que saem de cartolas, temos um Papagaio. Jantou conosco o Senhor Olivier, da área de Marketing da Laureate, ex-aluno de Glion, que, vejam só, já esteve no Brasil e até assimilou um pouco de nosso idioma.
Ola Pessoal, pedimos desculpas a todos pela demora (problemas de logistica), mas estamos de volta e com muitas saudades de todos, participem do nosso blog com seus comentarios e enviando sugestoes. Abracos suicos,

III Quinta-feira Bulle- Blush (Les Roches)






Hoje continuamos com as observações de classe. Esta semana as aulas do 4º período se intensificaram pois os alunos já passaram por sua adaptação. As observações das aulas de Turismo tem sido um “deleite” para a Profa. Roberta. O Professor responsável pela disciplina de Princípios de Turismo, Mr. Claudio Zucco, está na instituição há 21 anos e é também responsável pela Associação de Ex-Alunos. O mais interessante de estar em sala de aula aqui é vivenciar plenamente as diferenças culturais até mesmo nos exemplos aplicados às disciplinas. Percebemos cada vez mais que para se viver o “Glion Spirit” é necessário pensar globalmente e acima de tudo “SER” global.


Os alunos já estão acostumados com a nossa presença. Estamos observando algumas aulas de outros semestres e de disciplinas que não estão no programa, com o intuito de compreender melhor o estilo e o perfil de Glion, inclusive os alunos – suas reações, sua postura. Tem sido interessante também alguma interação com os alunos, na biblioteca, quando estão realizando seus trabalhos, por exemplo. Vimos, à distância, as eleições para o Centro Acadêmico. Eram vários candidatos e o vencedor é, mesmo, muito diplomático e atencioso. Seu nome é Mr. Wo, do Vietnam e em breve estará escrevendo aqui neste blog sobre sua trajetória em Glion. Os alunos estão sempre presentes na biblioteca, realizando seus trabalhos, homework e pesquisa.


Este dia, também, foi marcado por uma visita a outra escola da Rede Laureate, na Suiça – Les Roches onde tivemos jantar com nosso “Host” Dr. Weiser . Lá encontramos nosso ex-aluno André Soriani, recém formado, aluno da pós graduação, que com surpresa reconheceu seu mestre querido, Prof. Luiz Carvalho. Esse mundo da Hospitalidade se revela cada vez menor e onde quer que estejamos estaremos sempre entre amigos.

Coisas da Suiça...olhem só a piscina cheia de neve...!!!

II Quarta-feira - Bulle-Glion sur Montreaux.



Hoje, eu, Roberta, acordei bem cedo para assistir as aulas de Turismo do 4º semestre. É sempre muito bom estar em aula, e como aluna, é melhor ainda!!! A troca com o professor da disciplina tem sido um ponto forte da minha experiência pois ele tem muito interesse no nosso país e em troca tenho recebido sua experiência como professor de uma escola internacional de braços abertos.


Partimos para Montreaux, rumo a Glion, e passamos pela cidade de Vevey, sede da Nestlé e adivinhem só...havia um lindo arco-íris atrás do prédio sede, o que nos levou a concluir que, o pote de ouro, na verdade, é cheio de chocolates!!! "Somewhere over the Rainbow..."


Na hora do almoço descemos novamente para o Campus de Glion onde pudemos acompanhar a recepção aos novos alunos. Pudemos observar e até vivenciar algumas atividades que os professores e alunos do terceiro semestre ofereceram aos calouros a fim de promover interação entre os alunos e staff. Os calouros tiveram a oportunidade de reconhecer ações que irão facilitar seu cotidiano, como por exemplo, aprender as peculiaridades para que os alunos possam se locomover dentro das regras Suiças, empresa de celular para que eles possam estar em contato com suas famílias, orientação sobre as regras de trânsito do país, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Além disso, ofereceram também várias atividades que além de promover interação revelavam aos calouros um pouco sobre o espírito de “Glion” já que muitas dessas atividades trabalhavam o espírito de equipe e o respeito às diferentes etnias.


A atmosfera era outra: mais descontração, roupas informais (já que no dia a dia eles só usam roupas sociais) e o desejo de pertencer, o mais rápido possível ao ambiente de Glion . Os veteranos pareciam muito simpáticos, atenciosos e criativos com os novatos criando uma atmosfera de hospitalidade plena!


Sem sombra de dúvidas esta é uma Quarta-feira de cinzas muito diferente.


No meio a tantos afazeres e obrigações, os professores de RD e F&B, conseguem agendar um horário para conversar comigo, Simone, e com o professor Luiz Carvalho. Descubro que aqui mesmo em Glion, existe um grande desafio aos professores, pois, até o 4º semestre , os alunos tem opção de fazer o curso em Inglês ou Francês.


Encontramos mais uma brasileira no Campus que estava fazendo pós-graduação e havia acabado de chegar, ainda estava em fase de adaptação, mas adorando tudo!


A segunda visita ao Campus de Glion acontece em pleno Ano Novo Chinês e nos mostra uma atmosfera diferente da encontrada na visita anterior. Como sempre...uma experiência incrível!


II Terça-feira- Campus Bulle

Estamos vivendo uma “vida dupla”, se por um lado somos professores em intercâmbio, trocando idéias, por outro, estamos vivendo tão intensamente o clima, que nos transformamos em estudantes em pleno curso. Passamos muito tempo na biblioteca, estudando os livros indicados nos programas, copiando textos (vejam só). Para dizer a verdade, em alguns momentos, vivemos a euforia do início de uma vida universitária. Temos acompanhado aulas, muitas vezes das mesmas turmas, a ponto de brincarmos que ganharemos o diploma também. Professora Laura já presenciou três aulas de Gestão de RH, porque essa disciplina, em Glion está no 6 semestre. As aulas do 4º semestre estão sendo apresentadas aos alunos (e aos “alunos” professores da Anhembi), nesta semana. Os alunos estão se acostumando com as novas turmas pois não permanecem as mesmas turmas do primeiro ano, formando novos grupos de trabalho e já providenciando as primeiras tarefas.

Temos conversado com alunos, que estão sendo convidados a escrever aqui. Nossa! Parece mesmo, que estamos nos acostumando com as pessoas, o clima, os horários, os planos de ensino e refletindo no que temos percebido.

O PRIMEIRO DIA DE AULA(Simone)

Terça- feira, 04 de Fevereiro de 2008 - 8h00 – Começam as aulas do quarto semestre.

A emoção de vivenciar o primeiro dia de aula com alunos, em Glion, é com certeza uma experiência que esta marcada em nossos corações.

A apresentação da disciplina, os trabalhos que devem ser desenvolvidos, a forma como o aluno será avaliado e o desenrolar de todas as etapas burocráticas que envolvem o início do semestre, nos mostram que independente de onde estamos o trabalho desenvolvido possui os mesmos desafios e as mesmas dificuldades.

No caso da minha disciplina, Room Division, agora quem fala é a Simone, estudar em uma classe composta por alunos de diferentes partes do mundo, possibilita um encontro antecipado com as divergências culturais encontradas no dia a dia dos hotéis, diferenças estas que, muitas vezes nos fazem questionar a cultura da empresa hoteleira e em muitas outras nos surpreende com ações ou pedidos dos diferentes hóspedes.

Somos apresentadas como brasileiras, eu e a Laura assistimos a aula juntas, e ao final da mesma uma estudante vem se apresentar, ela gosta da possibilidade de estudar no Brasil, pois tem um primo que mora em Salvador.

Observar a dinâmica da aula da percepção de um aluno é interessante, todas as salas possuem quadro metade negro e metade branco (cada um usa o que quer usar) e os professores adoram o retroprojetor.

Todos se vestem formalmente o que,na minha opinião, muda o comportamento dos alunos, de repente, não estamos mais em uma sala de aula e sim no meio de uma reunião de executivos. Por fim na hora do intervalo, o tão esperado café, descobrimos que não estamos mais em uma escola e sim na recepção de um hotel lotado, grupos de pessoas com diferentes sotaques aquecem o ambiente, do lado de fora o vento frio e a chuva fina nos esperam e nos lembram que hoje é terça de Carnaval.