sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CINCO ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE 2011 !!!!!!!

Hoje o dia realmente é especial!




Acabamos de receber uma notícia que reforça os pensamentos de união, de força e de foco expostos por Al Gore aqui na Alemanha e transmitido em tempo real nos campi de nossa instituição.



Conquistamos mais uma estrela e galgamos uma constelação que há muito vinha sendo perseguida com o trabalho e a dedicação de cada um de vocês - Cinco Estrelas !!



A celebração é nossa !



Parabéns !



Obrigado pela crença, pela confiança e acima de tudo pela espírito guerreiro de cada um, docente, discente, colaboradores administrativos e acadêmicos... enfim a todos que com sua luz própria atrairam mais uma estrela, para completar nossa família estrelada do curso de Turismo !!






Andrea Nakane

Fim de Semana Especial

Bom... depois de toda a intensa semana que pode ser acompanhada por aqui... o fim de semana chegou... e teremos dois dias livres... totalmente livres...

Vou visitar um dos meus melhores amigos e padrinho da minha filhota, que fez questão de reservar e pagar meus bilhetes de trem para encontrá-lo... brasileiro é realmente o povo mais hospitaleiro do mundo, independente de onde viva... o Henrique, meu amigo, já mora por aqui faz 15 anos... e continua com a alma e coração de brasileiro...

No domingo, eu estarei de volta pois irei trabalhar em uma apresentação final -na segunda-feira, na parte da noite - para a equipe da BITS,.. que lançou um desafio para nós - Como estruturar um Campus Symposium na UAM... as idéias... depois compartilho...

Bom fim de semana a todos !

Aproveitem bem o feriadão !

Talk Show com Al Gore

Para os OPCs, Al Gore deveria ser contratado como porta voz... apesar do cachê elevado... ao ser perguntado pelo mediador... se não poderia-se investir mais em video conferências, utilizando a tecnologia para negociações e articulações de possíveis soluções globais, sem presencialmente ter os representantes participando de reunioes e conferências mundo a fora... Al Gore não pestanejou e disse que nesses casos é impossível não ter o face-to-face... é preciso contato... e mesmo assim a gente sabe que não é sempre que se acerta ...  Oba !!! Vamos trabalhar com Green Meetings... contribuindo assim para um mundo melhor... pois não há nada melhor que encontrar pessoas, trocar experiências, olhares, idéias... enfim... nos conectarmos... nos eventos e manter os vínculos com as redes sociais... Trabalho, trabalho... que venham muitos outros eventos !

Outro momento extraordinário... foi quando o moderador... ele de novo... indagou que diante de tantos títulos, posições profissionais... qual aquela que ele se sentia mais confortável... mais exitoso... e ele também não pestanejou... e respondeu... como pai !!!!

Tudo começa em casa... com a família... com os valores herdados...

Ele finaliza - We need a generation of heroes...

 But, now... sou eu falando - Andréa Nakane... não heróis de fachada, que buscam notoriedade artificial, sem autenticidade, que dissimuladamente chegam até a passar uma falsa imagem... mas a verdade... seja ela inconveniente ou não... sempre irá surgir... mais cedo ou tarde... Chega de Empresas GreenWash... de pessoas GreenWash... Não há mais tempo para falsidades...

Precisamos de Pessoas que realmente sejam comprometidas, não só envolvidas... .. be different..., be one of the Commitements.

São pessoas assim que o mundo precisa... Ética acima de tudo...

Há vilões demais nas histórias de nossas vidas... deixem eles para as histórias de Walt Disney... Lembrem-se que tudo que um dia foi semeado será colhido... não adianta reclamar depois... você deve ser o exemplo que busca nos outros... comece no seu pequeno mundo... e logo, verá... que como o Al Gore... terá conquistado novos aliados !


Al Gore - Um show man em um Roteiro de Alerta

Ele sobe ao palco... em um primeiro momento... percebe-se sua tensão... afinal... por mais experiência... sempre é um momento novo, um público diferente, um desafio... folheia seus apontamentos... mas de repente começa a soltar-se... faz até piada com sua cidade natal... conquista a audiência... estratégias do grandes oradores... e aí sim... começa em um primeiro momento envolver a todos presentes em Iserlonh e em todos os países que estão recebendo ao vivo a teleconferência... inclusive nosso país, com exclusividade para a UAM.

No segundo momento, impressiona com números... trágicos na verdade... mas números que nos faz franzir a testa... pronto... já estamos prontos para o comprometimento... sim... pois apesar de serem palavras tão próximas... são tão distintas...

Ele direta e objetivamente aponta possíveis soluções... mas sabe que uma andorinha só não faz verão... não tem medo de honestamente apontar seu próprio país como aquele que não está fazendo bem a lição de casa... mas vê uma luz no horizonte... tem esperança... tem vontade... tem foco... só os mais insensíveis não ficam tocados....

Ele finaliza sua apresentação deixando de lado a racionalidade e infla sua emoção para em um golpe certeiro, de sábio mestre, atingir a todos nós, seus espectadores... é aplaudido de pé... longamente...

E como estava na terceira fileira... deu para perceber... que um brilho diferente repousava sobre seus olhos... sim, mais uma vez ele conseguia conquistar mais uma legião de seguidores... não de um homem... mas de uma causa... que pode ser definitiva para a continuidade da espécie humana... de todos nós !

Al Gore - Uma Voz que Fala por Todos !

Tudo  bem... ele só foi um senador de uma das mais importantes potências do planeta, além de ter sido vice-presidente da mesma nação, no governo próspero de Bill Clinton... ah... ele também atuou como roteirista e com o seu documentário ... Uma verdade inconveniente ( sempre que podia perguntava aos que estavam aqui se tinham visto esse trabalho premiado, que tanto chamou a atenção do mundo em 2006 e inclusive ganhou oscar... e pasmem... não consegui encontrar ninguém que viu... Como uma pessoa não tem curiosidade de ver o trabalho de maior projeção do palestrante do evento??? So strange... Depois a falta de cultura é nossa... quem ainda não viu... recomendo como prioridade... é um alerta sobre o aquecimento global e como esse fenômeno causado por nossas ações pode, numa escala curta de tempo comprometer nossa própria existência... é muito bom ! ).

Ah... esqueci de comentar... ele também recebeu em 2007 o Nobel da Paz... é escritor de dois exitosos livros relacionados ao tema da Sustentabilidade, com ênfase no aquecimento global.

Para tentar não ficar mais nervosa que já estava... pois encontrava-me na fila dos pouquíssimos convidados autorizados a cumprimentá-lo e registrar o momento com o fotográfo oficial.... lembro que seu nome é Albert Arnolde Gore Jr... fica, mais digamos ... desconhecido...

Tento pensar que ele é um homem.... público sim... mas acima de tudo um ser humano... que inteligentemente nesse atual momento, utiliza-se de toda a sua notoriedade para falar por todos... sobre o grave problema do aquecimento global e sua consequências, buscando assim uma maior adesão e conscientização... que o problema precisa encontrar soluções, que cada um é responsável também... que temos que fazer a nossa parte... e que temos que pressionar aqueles que detém maior poder mercantilista para novos posicionamentos e acordos... para o bem do Al Gore... mas principalmente para o nosso próprio bem, de nossa família, de nossos amigos, de nossos colegas, de nossa sociedade, de nossas nações.... é...

Quando chegou minha vez... não deu... a única coisa que pude dizer - já que os segundos são contados - é que sou professora e vim do Brasil para escutá-lo... e ele tipicamente americano, com olho no olho e depois com o olho na câmera fotográfica - eles são tão pragmáticos... abre um sorriso e diz: OBRIGADO !

Pronto... não precisou dizer mais nada... astuto como foi, já me encantou e refoçou minha admiração por ele... simplesmente por dizer OBRIGADO, em bom português !!!

Me encanto com pouco? Não... me encanto com aqueles que realmente fazem a diferença... seja ele de forma global, local ou por que não dizer glocal !

A foto será enviada posteriormente por e-mail.... e é claro que postarei !!!

Segundo Dia do Campus Symposium

O segundo e último dia começou e com ele uma grande expectativa, pois o palestrante mais aguardado da programação desse ano encerraria as atividades do evento, Al Gore.

Mas até o horário de sua apresentação, o temário é rico e o tempo passará voando...

Antes de tudo, um café... no meu caso que não bebo café, um chá de frutas vermelhas e uma espécie de cheesecake alemã... mas esse é bom !!
Por isso registrei meu café da manhã, no Mc Café... disponível para todos os participantes do evento.



Na palestra da Doutora Angelika Zahrnt - a melhor de todo o evento, na minha opinião - foi apresentado diversos contrapontos dos demais discursos... muitos dos quais estavam mais para focos mercadológicos, que notadamente integrados com o tema da Sustantabilidade... porém sabemos que um evento necessita de forma bastante harmoniosa equilibrar-se financeiramente... e o budget do mesmo é constituído por valores de patrocinadores... há necessidade de cessões, de ordem expositiva... e nesses casos... uma palestra inserida no temário poderá ficar inadequado ao contexto... porém isso não é ilusão, é realidade e nós OPCs temos que inteligentemente articular essas questões. Não é impossível... é difícil... mas dá para executar !

Como planos de contigência em acontecimentos especiais são necessidades vitais... fomos acionadas a gravar uma entrevista -  cada dupla representando seu país - no caso do palestrante principal atrasar e eles precisarem de uma programação alternativa...

O grupo multicultural no palco do Campus Symposium na Gravação do Plano B

Conversando com professores da BITS... percebemos- eu e a Barbara - uma plena compreensão do clima do evento... quando acordamos que as melhores palestras tinham sido das duas únicas mulheres convidadas para o evento... a CEO, da IKEA... infelizmente não chegou ainda no Brasil... mas é uma espécie de Tok Stok mais exclusivista e ainda mais funcional e da professora Angelika...  As mulheres ainda vão dominar o mundo... pena que algumas ainda se moldem na figura masculina... nossa diferença é exatamente nossa riqueza, principalmente pela sensibilidade, na maioria dos casos, ser mais aguçada.

Esperem o post das palestras que a Ligia irá fazer e vocês terão idéia desses conteúdos que mais chamaram nossa atenção.

De forma bastante informal, eu e a Bárbara conseguimos descobrir o cachê do Al Gore... até então guardado a sete chaves... nada como um almoço agradável com pessoas abertas e extrovertidas... US$ 120.000,00... digamos que 50% do valor cobrado por Bill Clinton... É... o mercado  internacional de Keynotes Speakers é hipervalorizado... temos que dar mais valor quando as oportunidades surgem a nossa porta... ou melhor... em nossa Universidade!

Bolinhas aleatórias do primeiro dia do evento - pontos positivos e negativos

Pequenos detalhes fazem toda a diferenca para um evento. A Natalia, uma das mexicanas, e eu, nos mostramos ser muito detalhistas, e discutimos bastante sobre estes pequenos pontos ontem, durante o evento.

Acho que voces devem saber deles, e tambem comentar se concordam ou nao!

Primeiramente, as flores da decoracao da mesa estavam bastante feinhas... Olhem só!

Nao sabemos se por causa do frio, ou se as colocaram muito cedo, mas logo no inicio do evento elas estavam com esta carinha.

Outra coisa que notamos, depois da última palestra (Disney - que a professora gostou tanto!!) teríamos o jantar de gala. A comida (que estava deliciosa, diga-se de passagem) foi feita dentro da tenda.

Mass... Também havia barbecue!! Que tambem foi feito dentro da tenda. Resultado: bastante fumaca, e quando chegamos ao dormitório, depois do jantar, a Natalia comenta "estou defumada!"

Uma foto das mexicanas, comigo e com a Kathrin, já apresentada:















Estes foram pequenos insights, porém, de um evento bem organizado. A Natalia (que na foto é a primeira à esquerda), pediu para eu postar a foto da gente num momento de árduo trabalho:



Que delicia!!!

Shuttle Service

Saudacoes!
De todos os Departamentos pelos quais passamos, ficou faltando o Shuttle Service.

Annamaria Dahlmann e Kathrin Wiesel cuidam do "Fahrservice" - ou Shuttle Service, em ingles - o servico de transporte dos convidados e palestrantes do evento.

As duas meninas, que tem 23 e 24 anos respectivamente, cuidam de uma equipe com 99 voluntarios: a maioria se voluntaria como motoristas, porém, segundo elas, também existem voluntários que ocupam "posicoes de lideranca" dentro da equipe.


Ao todo, sao 40 carros como este:
















que levam o logo da Gebrüder Nolte - a companhia automobilistica que patrocinia o evento.

Annamaria e Kathrin produzem pastinhas que vao uma em cada carro. Cada pastinha contem:
- uma placa com o número de identificacao do veículo
- uma placa que diz se o carro é movido a Diesel ou Gasolina (isto é muito importante!! Se o voluntário esquece e coloca o combustivel errado, lá se vai um carro!)
- licenca para andar dentro do campus (sao plaquinhas visiveis que dao acesso a certas partes do evento)
- folha com enderecos importantes (hoteis, aeroportos, o endereco do campus, etc)
- o manual de instrucoes do GPS e
- uma folha com um checklist, para o motorista voluntario se certificar de que esta tudo ok com o veiculo (jornal, combustível).

Alem disso, as meninas se planejam com uma escala de voluntários: elas sabem exatamente qual voluntario esta onde, pegando qual participante. Elas disseram que ano passado a comunicacao foi bem debil pelo fato de os voluntarios só possuirem o proprio celular para ligar em caso de emergencia, ou se eles se perdiam - a maioria nao queria gastar dinheiro do proprio bolso, entao a comunicacao ficou bem falha.
Este ano, porem, um dos patrocinadores forneceu 50 celulares, além de Walkie talkies que a equipe já possuía, e entao elas estao confiantes que o trabalho será bem melhor!

A foto abaixo mostra os voluntarios lavando, com muito cuidado, os carros. Neste ponto, a professora e eu entramos em uma discussao sobre o tema do evento ("Sustentabilidade: realidade social ou ilusao verde?") - até onde vai a sustentabilidade quando temos 40 carros deste porte, sendo usados o dia inteiro, por dois dias?















A foto abaixo mostra o momento da chegada do primeiro carro desta frota ao Campus da BiTS. As meninas ficaram super emocionadas!

Outra coisa que eu e a professora discutimos foi: como funcionaria este tipo de servico em Sao Paulo? (ou melhor, como "nao" funcionaria?), quais nossas alternativas? possibilidades? Comentem!! =)