sábado, 2 de fevereiro de 2008

Quinta feira- Campus Bulle

Hoje já fizemos várias observações de aulas. A primeira foi a aula do Professor Finn, de Gerenciamento de Serviços Turísticos, onde a Professora Roberta ficou "astonished" com a diversidade de nacionalidades na mesma sala de aula (Grécia, Estados Unidos, Camboja, Italia, Japão, México, etc). Na sequencia a Professora Laura Alberto, se encontrou com Mr. Peter Juskiw para discutirem sobre a disciplina.Após o almoço o Professor Luiz Carvalho se reuniu com Misses Caroline Bosccaci a fim de trocarem experiência sobre a disciplina de Alimentos e Bebidas e em seguida, a Professora Simone Sansiviero conheceu Misses Barbara Miller responsável pela disciplina de "Rooms Division".Estamos frequentando a biblioteca com uma "certa frequencia" a fim de atualizarmos nosso material. Hoje foi um dia de muito estudo para todos nós. Agora é hora de aproveitar a "Jeudi Soir" pois as lojas só fecham as nove da noite e finalmente conseguiremos olhar alguma coisa na cidade.

Quarta Feira-Campus Bulle



31-01
Olá Pessoal! Que bom saber que vocês estão gostando do nosso blog. Estamos fazendo ele com o maior carinho para que todos possam saborear junto com agente essa experiência.
Estamos todos sob o efeito do fuso ainda....portanto acordar cedo tem sido uma dificuldade, mas 8 horas já estamos trabalhando na universidade.
Nosso primeiro encontro do dia foi com o Professor Claudio Zucco, da disciplina de Princípios de Turismo. Todos nós pudemos interagir com seu jeito dinâmico de lecionar e aprendemos muito sobre recursos online e como tirar o maior proveito disso. É impressionante perceber o quanto nós professores de todos os cantos do mundo temos muito em comum.
Após isso tivemos mais uma reunião com Dr. Waiser, que tem sido nosso host e também tem nos colocado a par de todos os procedimentos de exames e qualidade acadêmica.
Um breve lanche e partimos para uma sessão de “Direction +”, um programa para os alunos de sétimo semestre, onde uma equipe externa orienta os alunos em perceber seus pontos fortes e fracos a fim de tornarem melhores profissionais. Um programa de auto conhecimento e análise de potencial.
Na seqüencia tivemos o tão esperado encontro com a reitora, Dr. Debbie Prince, que nos deu uma super aula sobre a tão famosa Taxonomia de Bloom e os métodos de avaliação que a escola tem utilizado. Foi realmente interessante ver o quanto ela é passional sobre o assunto e sabe o que está fazendo. Aqui em Glion, eles também tem encontrado resistência de alguns professores em fazerem mudanças no formato de suas aulas e na utilização da metodologia proposta. Mas após essa aula, tudo se encaixou e nós ficamos muito animados em levar isso para vocês.
Fechamos nosso dia com um típico jantar suiço, oferecido pela reitora, Dr. Prince e Dr. Waiser, diretor de qualidade acadêmica. O local era lindo, todo decorado com cabras, bonecas com trajes suiços, e a comida era maravilhosa!!! Hoje experimentamos, trutas defumadas, fillet mignon ao molho de cogumelos acompanhado de batatas, legumes e uvas!!! Nossa sobremesa foi Tarte Tartin (uma torta de maça muito boa). E o mais fofo de tudo foi na hora da conta....ela veio em uma casinha muito fofa, cheia de balinhas!!! Foi Fantástico, agradecemos muito a hospitalidade na qual temos sidos recebidos.
Seguem as fotos.....







Terça Feira- Campus Bulle-Grueyere

30-01

Mais um dia se iniciando, com frio, um café da manhã na escola e muitas informações (e muitos sotaques...). Realmente, aqui é fácil perceber que estamos em uma escola de matizes diversos – professores de vários cantos da Europa, alunos de vários cantos do mundo – olhos puxados, alturas diferentes, cabelos de todas as cores e...sotaques diferentes.

Nesta manhã tivemos uma reunião muito interessante com o Prof. Julian Hoseason, Dean. Ele nos falou sobre seu papel na Instituição, que muito se assemelha ao dos nossos coordenadores, mais a direção acadêmica da escola toda. Ele é responsável por escolher professores, alocar aulas, e salas, conversar com alunos, criar políticas de avaliaçao, aprovar colaçao de grau, etc. Interessante notar que comentou algo que todos têm enfatizado: o número de alunos tem crescido, o que leva a dificuldades em relação a infra-estrutura. Falou-nos também sobre o comitê acadêmico, o comitê de programas e dos regulamentos.

Entendemos, com as suas colocações, que estudantes são estudantes em qualquer lugar do mundo e provenientes de qualquer lugar do mundo. Algumas de suas preocupações com o desempenho dos alunos passam por casos , por exemplo, de plágio e de “colas”. Tenham certeza de que são muito rigorosos com isso.

À tarde tivemos um encontro simpático com a professora Dr.Zarina Charlesworth, ex-professora de Marketing, que nos falou sobre sua experiência em Glion e sobre seu trabalho, para o alcance do título de PhD, relacionado à educação. Ela está interessada em identificar diferenças na percepção do que é educação para professores e alunos de diferentes culturas.

Como viver Glion também é viver a Suiça ( e experimentar raclete e mais fondue...) e especialmente a região em que fica Bulle, fomos até a vila de Gruyère, onde há um castelo, que infelizmente estava fechado...(fomos após o nosso longo e profundo dia de trabalho). Aliás constatamos que não haverá um impacto na economia de Bulle com as compras de um certo grupo brasileiro, inteligente e trabalhador – os horários das lojas não combinam com as reuniões.

Em Gruyére, também encontramos o Museu de H.R Giger, criador do monstro do filme Alien. Existe um bar com seu nome e sua arquitetura é simplesmente fascinante, parece que estamos dentro de um dinossauro ou coisa parecida. Sua obra é muito polêmica, como vocês podem ver na fo



to e é contrastante sua modernidade com o tradicional castelo de Gruyére.





















Fotos do Campus e professores