sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Comunicação do Evento

Na parte da tarde, tivemos um encontro com a equipe de comunicação do Campus Symposium 2010. Na verdade 03 pessoas (discentes) , que são encarregadas das seguintes tarefas:

  • Redação de todos os textos do evento - sejam press-releases, folders promocionais, etc.
  • Redação do jornal do evento, que é distribuído como encarte especial nos jornais de grande circulação na cidade;
  • Contatos com os jornalistas pré-evento, evento e pós-evento;
  • Ativação das redes sociais - facebook e twitter;
  • Organização do diretório do evento - com informações dos participantes;
  • Clipping do evento.
Indaguei a eles se há problemas com os falsos jornalistas que no dia do evento aparecem fazendo pose... no Brasil muito comum... mas aqui não existe isso... os jornalistas tem identificação própria, com direito a selo holográfico para confirmar sua autenticidade...

Outra curiosidade: Somente nesse ano, as mídias sociais começaram a ser usadas no plano de comunicação do evento. Fato que só deverá crescer...


    Team de Comunicação

Um Jardim Nasce...

Para equilibrar a aridez do espaço, nada melhor que elementos vivos... porém o público só chegará na próxima semana e esse ambiente agradável pode ser obtido com um impactante projeto paisagístico.

Entre as duas principais tendas do evento, um jardim está nascendo.... Vejam a foto do antes:


E agora do que começou a surgir...



Elementos da Natureza são sempre bem vindos!!!

Forração Chão Tendas Campus Symposium 2010

Hoje foi iniciado a forração do chão de todas as tendas que irão receber o Campus Symposium 2010. Na verdade elas são seis: catering, salão de A&B, receptivo, uma longa tenda - tipo corredor - que finaliza no centro de imprensa, um auditório para cerca de 550 paxs e um espaço VIP.

O que chamou atenção é o tipo de carpete usado... ele é uma espécie de capacho, mas maleável ao toque, porém com adesão plena ao chão. É montado como se fosse um grande quebra-cabeça. As cores usadas por aqui foram o preto e o cinza... mas acompanhando a montagem... confesso que viajei... imagina um evento mais informal, o que poderia ser feito... usando o próprio carpete como um elemento de decoração.

Além disso, eles não usaram o material em rolo... o que é comum, no Brasil é hegemônico sua utilização, mas sim cortado em tamanhos diferentes... evita-se perdas de material e até em termos de segurança é muito mais garantido... não fica com excessos!

Adorei... peguei o contato do fornecedor... uma empresa que atua na Europa... quem sabe não poderia também atuar no Brasil... acredito que temos demanda para isso...

O único problema é o preço... 40% superior ao de rolo... mas a qualidade e estética não ficam comprometidas...









Quase infartei!!!

Todos sabem... até quem pouco me conhece que além de pesquisadora do estilo Disney de gestão, tenho verdadeira adoração pelo Mickey Mouse e acabo tendo muitos objetos desse meu ídolo...

Não é que ao chegar no flat da Lygia, me deparo com o capacho do banheiro dela com a cara do Mickey... Tive que me conter para não pegá-lo para meu dormitório...rsrs....

Deveria de trocado de apartamento...

É a minha cara !

Imagens do Campus da BITS

Após o almoço registrei algumas fotos do campus da BITS.

O tempo por aqui está bem fechado, com gotículas de chuva o tempo todo... a umidade está bem alta... bem diferente do Brasil.... Água, gente, muita água, com ou sem gás, tomem muita água!!



Sala de Aula - Reparem só no cantinho cortado, lógico, pois eu mesma que bati a foto, tem um retroprojetor. Alguns professores não dispensam seu uso...
Na foto nosso tutor, Christoph Neumann e a sua frente, a esquerda, de costas está a Kathrin Oeing, do International Office da BITS. Prometemos uma foto melhor dela em uma futura postagem. Ela é um doce, super atenciosa e solícita.

Prédio acadêmico - salas de aulas, auditório, biblioteca.


Nosso grupo multicultural

Essa imagem é para o professor CHICÃO!

O professor Francisco de Canindé Gentil Vieira, conhecido como Chicão, nosso coordenador do curso tecnológo em eventos e de hotelaria no Campus Centro pediu e aqui está:

Salsicha Branca e Purê de Batatas

Esse foi nosso almoço... na verdade estamos almoçando com o team do evento... como o campus está em férias, não há refeitório e nem lanchonete... o almoço é encomendado e todos de forma bastante informal fazem seu prato... não há nem guardanapos e nem toalha... Ah... para beber uma espécie de suco aguado de maça... tipo refresco e água mineral com gás...  Descobrimos que na Alemanha: Água mineral sem gás é raridade... eles gostam tanto da bebida gaseificada... que há percentuais diferentes... maximum, medium... particularmente eu nao gosto... quando encontro água sem gás... tenho vontade de celebrar!

A maioria dos pratos por aqui levam batatas... eu adoro... mas acredito que no final não vou comer batata tão cedo... o feijão com arroz começa a cutucar a saudade...

Dizem que os Americanos são os principais consumidores de catchup... mas na verdade acredito que eles estejam disputando esse titulo com os alemães! Eles amam catchup.. e outros molhos com condimentos diversos... alguns bem picantes!

E o terceiro dia começa...

Após uma intensa familiarização no dia anterior da fase de concepção e historicidade do Campus Symposium - evento que hoje tornou-se até mais conhecido que a própria BITS e a cada ano reforça sua importância na consolidação de um brand forte para a instituição educacional, que tem apenas 10 anos de fundação (o acontecimento especial está em sua quinta edição) hoje tivemos um schedule com um despertar tardio... nosso encontro inicial foi agendado para as 10h30min...

Sem o café da manhã em grupo, cada uma teve liberdade de providenciar o seu... pena que não tinhamos passado no supermercado na véspera... eu fiquei com uns muffins que comprei em uma loja de guloisemas anteriormente... pensei em algo americano... mas a receita é alemã... com frutas, chips de chocolate, cereais e ... algo que não consegui definir... mas bom!  Amanhã irei procurar iogurte... estou sentindo falta !!

Nossa primeira atividade do dia foi visitar uma estação de rádio local, parceira do evento. Fomos recebidas pelo chairman do grupo... porém... confesso que esqueci o nome do senhor... ele também não entregou um cartão... de qualquer forma ele foi muito atencioso e de forma catedrática nos explicou como é o sistema de difusão em seu país... a maior diferença com o Brasil é que aqui não há realmente as rádios clandestinas... a fiscalização do governo é acirrada... até porque há uma taxação sobre a concessão.

Indago sobre a concorrência com a midia digital... mas ele acredita que o rádio não sofrerá tanto... pois tem como sua principal característica a mobilidade, além do uso apenas de um único sentido: a audição. De qualquer forma, antenado que é, já buscou projeto para um rádio digital já em execução...

Ele também comenta que um bom locutor tem que buscar uma proximidade com o ouvinte... tem que transmitir realmente vitalidade e intenção de gerar vínculos... como uma pessoa próxima... o carisma é fundamental, porém, o ofício deve ser regido pelo prazer de contar uma história... Nossa! Isso é totalmente o estilo Disney...

Lygia explica a ele que as tão famosas telenovelas brasileiras e até mexicanas tiveram sua origem no rádio... e que cada ouvinte tinha sua própria imaginação na criação da interpretação da história narrada...Era já o sinal da interação moderna... se não ativa... passiva.

Fizemos um tour completo por todo o andar da rádio, na verdade duas, uma destinada a um público jovem, com uma programação mais musical e a outra, com uma programação mesclada, informações, prestação de serviços e músicas escolhidas pelos ouvintes... confiram nos registros abaixos.





Essa é destinada ao público mais jovem.


Jantar com Board BITS

Um agradável e descontraído jantar foi a forma que o board da BITS escolheu para nos recepcionar nessa segunda noite de atividades.

O local do encontro - muito perto do campus da universidade, parece até mesmo integrá-lo - foi um hotel que possui um restaurante de cozinha internacional.

Entre nossos anfitriões, além do Christoph Neumann, nosso tutor local, destacamos o Prof. Dr. Thorsten Bagschik, CEO da BITS e o Prof. Dr. Volker Busch, diretor acadêmico da instituição.

A conversa fluida e bastante acolhedora compreendeu desde a importância da atividade de internacionalização e intercâmbio até mesmo uma espécie de quem sabe mais sobre os países ali representados: Alemanha, Brasil e México.

Os alemães conhecem... digamos...os principais estereótipos: Futebol, Carnaval, Churrasco, Garota de Ipanema e... a famosa e delirante Caipirinha!

Lembram também de icones turísticos como Copacabana e Foz do Iguassu... sabem que há uma forte colonização no sul... quando falamos de Blumenau, Joinville... alguns esboçam alguma familiaridade...

Nos perguntaram sobre as impressões que tinhamos ou temos da Alemanha... Eu respondi... que realmente eu tinha uma imagem totalmente diferente da primeira vez que pisei em solo alemão... me encantei com Berlim... e posso dizer com o povo... nada parecido com a imagem tão seca, gélida e em alguns momentos agressiva... O povo alemão... reservado... agora busca expor-se ao mundo... mostrando verdadeiramente seu comportamento... não tão extrovertido como o dos latinos... mas alegre e sensível, na dosagem justa.

Aos poucos nossos anfitriões foram educadamente partindo... e ao final realizamos o registro, apenas com o professor Volker, representando todos os gentis anfitriões que tivemos.

Ah... na foto estão a Barbara e Nathalia, nossas colegas mexicanas que estão participando da mesma imersão.

Curiosidades da Alemanha - Munique

Willy Bogner - chairman e um dos principais articuladores da campanha Munique 2018 - Jogos Olímpicos de Inverno - declarou que:

" There´s hardly a better way to show the world the human face of Germany. We saw that on world Soccer Games on 2006... and we want more, cause we received the return on investment... we made better our branding destiny ... The games represent a fantastic opportunity for our country to reach out to people around the world. These games are the world´s biggest media event and they attract billions of spectators."

Dez por cento da populacao de Munique, ainda nao está totalmente convencida das vantagens dos jogos em sua cidade, razao pela qual uma campanha de relacoes públicas está em vias de execucao no sentido de persuádi-los - cuidado nao confundir com manipulacao...

A Alemanha disputa com a Franca e a Coréia do Sul a captacao do evento. O resultado será anunciado em julho de 2011.

Quer saber mais?  Visite o site http://www.muenchen2018.org/


Segundo dia - quinta-feira, 26 de agosto

No segundo dia tivemos dois tempos de explicacao sobre o evento.
Primeiramente, porém, tomamos café da manha típico com as mexicanas, Kathrin, Christoph e os "futuros alunos".

Na primeira parte do dia, antes do almoco, o Christoph nos apresentou todos do "Team" (o time de alunos que trabalha na parte mais administrativa do evento). É realmente de se admirar a organizacao deles - todos tem um cargo, responsabilidades, o nome na porta, uma mesa... e sao todos alunos! Por exemplo, há duas alunas que sao responsáveis pelo "Shuttle Service" (tipo um servico de taxi para os convidados) - eles nao vao parar o carro deles aqui no campus, mas combinar com elas um horario e local para serem buscados e levados de volta. Imagina a organizacao que é preciso ter para nao deixar convidados esperando, ou mesmo perdidos! (depois contaremos se funcionou realmente)

Depois, Christoph foi dar um tour conosco pelo local do evento: as tendas!
Seguem fotos:

Cerveja alema e meu flat

Foto do meu quarto - visto da porta
Realmente, a cerveja alema tem bastante gosto de trigo! É mais amarga e menos encorpada. Gostei, mesmo assim. O Christoph disse, porém, que tem melhores! Só vou acreditar quando experimentar :)

Como a professora disse, ela ficou em um quarto muito mais perto do campus, e das salas de reuniao. Eu, por outro lado, fiquei num flat mais pra cima do campus.

O quarto é de uma estudante - que tambem esta em ferias escolares - que se chama Verena. É meio que um flat mesmo: tem dois quartos, o meu e o do Felix, um estudante que me deu as boas vindas pelo Facebook, e disse que chegará no final de semana, e uma cozinha e um banheiro que eu e o Felix vamos dividir (mas por enquanto é tudo meu!)

Ao nosso lado, estao as duas mexicanas, Bárbara e Natalia, que estao no mesmo programa que a gente. Assim que tiver, posto uma foto com elas.