sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Roteiro Projeto Você na Amazônia

PROGRAMA


1º dia – 11/12/2010 (sábado) – São Paulo / Manaus - Ariaú Amazon Towers

Encontro no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 07h00 para partida prevista para às 09h30 e chegada prevista para às 11h20 em Manaus. Chegada no aeroporto em Manaus e saída para o Porto para embarque em barcos regionais. Navegação até o Ariaú Amazon Towers e recepção com suco regional. Acomodação nos apartamentos. A noite palestra com especialista sobre a Cultura Corporativa da Ambiental Expedições e sobre o Turismo e Sustentabilidade na região Amazônica.



2º dia – 12/12/2010 (domingo) - Ariaú Amazon Towers

Após o café da manhã caminhada por trilha da Floresta, nosso guia é profundo conhecedor dos encantos e curiosidades da maior floresta do Planeta.




ATIVIDADE ACADÊMICA: Diálogo com o guia para compreensão de sua atividade no contexto local. Sugerimos algumas questões orientadoras:

 Qual é a formação do guia e como ele obteve esta formação?

 Qual era a atividade profissional desenvolvida antes de ser guia?

 O guia é cadastrado? Há a necessidade de se ter cadastro? Há um curso de formação específico para ecologia ou ambientes naturais?

 Como é a rotina do guia? Ele trabalha todos os dias da semana? Como faz para se deslocar ao trabalho? Onde mora?



Após o almoço saída em canoas motorizadas através dos igapés e igapós para um reconhecimento da região. Visita a um rancho de caboclo morador da região que não recebe turistas. Visita a um rancho de caboclo da região que recebe turistas. Nestes locais teremos a oportunidade de observar o modo de vida da população local, como por exemplo visualizas atividades de extrativismo de produtos da floresta, tais como látex, castanha do Pará, piaçava, sorva, entre outros.



ATIVIDADE ACADÊMICA: Diálogo com os caboclos para compreensão de sua atividade no contexto local. Sugerimos algumas questões orientadoras:

 Qual é a atividade que traz mais renda ao morador?

 O que o Turismo lhe trouxe?



Após o jantar, saída de canoa para focagem noturna de jacarés com lanternas.



ATIVIDADE ACADÊMICA: Diálogo com os guias para compreensão da atividade no contexto local. Sugerimos algumas questões orientadoras:

 Quais as técnicas utilizadas para a observação dos jacarés?

 Como foram desenvolvidas tais técnicas? Houve apoio de estudiosos ou foram desenvolvidas apenas pela comunidade?

 Como o guia foi capacitado para desenvolver esta atividade?




3º dia – 13/12/2010 (segunda-feira) - Ariaú Amazon Towers

Após o café da manhã o grupo sairá com o guia para fazer pescaria de piranhas.



ATIVIDADE ACADÊMICA: Diálogo com os guias para compreensão da atividade no contexto local. Sugerimos algumas questões orientadoras:

 A pesca esportiva é bem desenvolvida na região? Se não, porque?

 Houve apoio de estudiosos para desenvolvimento das técnicas de pesca ou foram desenvolvidas apenas pela comunidade?

 Como o guia foi capacitado para desenvolver esta atividade?



Após o almoço visita a Vila de São Tomé.



ATIVIDADE ACADÊMICA: Diálogo com os moradores locais para compreensão de suas atividades no contexto local. Sugerimos algumas questões orientadoras:

 Qual é a atividade que traz mais renda ao morador?

 O que o Turismo lhe trouxe?

 Toda a família trabalha?

 Os programas sociais do governo chegam aqui? Luz para todos, bolsa família e outros



Ao final da tarde observação do pôr-do-Sol no mirante.



4º dia – 14/12/2010 (terça-feira) - Ariaú Amazon Towers - Manaus

Após o café da manhã, check out e saída para o Hotel. Início da navegação até o Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões para contemplar a beleza do local e visualizar como ocorre a visitação no mesmo. Continuação da navegação para Manaus. Chegada em Manaus e tempo livre para almoço (não está incluso). Após o almoço vamos percorrer alguns lugares como o Centro Histórico, o Porto, o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. Acomodação no Hotel Comfort (Atlantica Hotels International) em Manaus. Jantar livre (não incluso).

5º dia – 15/12/2010 (quarta-feira) – Manaus – São Paulo


Café da manhã. Manhã livre. Check out. Transfer para o aeroporto para embarque que parte às 15h10 com chegada prevista para às 20h55 no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Discentes do Curso de Turismo Vivenciam Amazônia

O Projeto Você na Amazônia aproxima alunos do curso de Turismo à realidade e à atividade turística da região.

Experimentar a culinária local, conhecer de perto a casa de nativos e as particularidades da cultura e do folclore da Floresta Amazônica.


Essas são atividades que fazem parte do Projeto Você na Amazônia, uma iniciativa pioneira idealizada pela Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e que levará cerca de 50 alunos do curso de Turismo a viver cinco dias em contato direto com a realidade do destino freqüentado em grande parte por estrangeiros.

A viagem acontece entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2010 e prevê hospedagem no famoso Ariaú Amazon Towers, resort ecológico de referência internacional com arquitetura única na região, construído sobre palafitas ao nível das copas das árvores. Os participantes passarão quatro dias na floresta e um dia em Manaus, onde visitarão o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal, e terão a oportunidade de viver a experiência não só como turistas, mas de conhecer de perto os bastidores de toda a operação.

“Estes alunos serão os futuros profissionais que vão recomendar este destino, atualmente pouco freqüentado por brasileiros em função dos altos valores cobrados, mas que num futuro próximo deve se expandir e oferecer opções para todos os bolsos”, analisa Andrea Nakane, coordenadora do curso de Turismo e uma das idealizadoras da iniciativa.

Para viabilizar o projeto, a instituição contou com a parceria da agência Ambiental Expedições, especializada há 30 anos em roteiros de turismo voltados à natureza. “A ideia é fazer desta viagem não só um momento de lazer, mas algo que os alunos vão guardar e poderão replicar na vida profissional”, afirma Israel Waligora, sócio-diretor da Ambiental Expedições.

A aluna Jessica Sarti, do quarto semestre do curso do Turismo, confessa nunca ter imaginado viajar para a Amazônia. “Estou muito entusiasmada com a viagem. Para uma turismóloga, é muito importante conhecer as diversidades culturais de cada região, por isso decidi que era a hora certa de vivenciar essa experiência única”, comenta Jéssica.



Os docentes Andréa Nakane, Francisco de Canindé Gentil Vieira e Gleiva Félix irão acompanhar o grupo.