segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Nao vendemos um produto - vendemos um sonho, uma experiencia"

LEONARDO.

Leonardo é aquela marca de móveis que a Professora Andrea adorou, e até chegou a colocar umas fotos, da Sala de Imprensa do Campus Symposium. Essa palestra me chamou a atencao inicialmente pelo lado pessoal: o nome do meu irmao é Leonardo, e o sobrenome do meu namorado é Leonhardt. Além disso, a Leonardo comecou na verdade produzindo vidros, e desde crianca eu sempre achei muito interessante o calor necessario pra moldar um vidro.


Bom, assim, Oliver Kleine, Diretor de Managing da Leonardo, subiu ao palco e comecou já com uma frase que me chamou a atencao: "Vidro é autentico. Vidro é higienico, voce gosta de te-lo na sua mao. Alem disso, ele é 100% reciclável."

Sr. Kleine comecou contando, entao, que a Leonardo nasceu em 1859, mas só no ano passado comecaram a produzir moveis tambem. Durante todo este tempo de existencia da marca, o Sr. Kleine comparou o processo de vida ao processo de evolucao dos meios de se escutar música: na década de 80 usavam-se os LP´s, na década de 90 os CDs ficaram famosos, e hoje em dia temos iPods, MP3s e MP4s.

"Assim trabalhamos na Leonardo: Encontrando solucoes para as necessidades das pessoas. A "FUNCAO" de um objeto vem se tornando cada vez mais e mais importante."

Além disso, outra coisa interessante que ele falou é o título deste post. "Nao vendemos um produto - vendemos um sonho, uma experiencia". Assim como nos eventos, na hospitalidade, no turismo, por mais que estejamos vendendo um "produto" (uma viagem, uma hospedagem), na verdade, o mais importante é a experiencia que vem com este produto:

"As pessoas gostam de experimentar sensacoes novas, assim, voce acorda, e tem seu Leonardo para usar no café da manha. Voce vai trabalhar, e também leva seu Leonardo com voce. Voce vai dormir, e utiliza seu Leonardo. Viramos um estilo de vida!", complementa.

Para quem tiver mais interesse, segue o site da marca: http://www.leonardo.de/

Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial...

Confesso que nem todas as apresentacoes foram assim tao simples de entender apenas com os tradutores: eles eram nativos da lingua alema, e muitas vezes se perdiam na traducao.
Quero comentar, porem, duas palestras que valeram MUITO a pena: esta, deste post, é a do Matthias Mehlen, Diretor de Assuntos Corporativos do Mc Donalds da Alemanha.
Para os brasileiros que assimiliam Mc Donalds com "trabalho escravo", veja as palavras do Sr. Mehlen: "Queremos nos tornar um dos 20 melhores lugares para se trabalhar na Alemanha!"

Sr. Mehlebn disse que a companhia nao busca só qualificacao e diplomas ao contratar seus funcionarios, mas sim em oferecer oportunidades para pessoas de diferentes backgrounds, e, atraves de treinamentos e capacitacao, dar oportunidade para que um funcionario que entre na operacao, por exemplo, alcance um cargo de gerencia.
Mc Donalds tem ao todo, na Alemanha, 60 mil funcionários, e há pouco tempo comecaram a perguntar a alguns deles "por que eles gostam de trabalhar no Mc Donalds?". Conseguimos ver alguns depoimentos neste site: www.mcdonalds.de/mitarbeiter

Está em alemao, mas so a expressao facial deles diz muita coisa! Enjoy!