domingo, 3 de fevereiro de 2008

Sábado de Carnaval na Suíça

NEVE!!!! UAU!!!

Acordamos com um cenário maravilhoso, muita neve e a paisagem completamente modificada. Uma beleza ímpar! Todo mundo curtindo a neve...dia de vivenciar um autêntico dia Suiço, lavar roupas, ir ao supermercado, dirigir com muita neve, escorregar nas calçadas, queimar a mão tentando fazer boneco de neve, limpar para brisas etc.

Ah!!! E comer chocolate suiço....MUITO CHOCOLATE...É CLARO!!!


















Sexta-feira- Campus Glion Sur Montreaux

Pela manhã nos reunimos com os diretores do programa Direction Plus que sao responsaveis por fazer uma trabalho fantasticos com os alunos do ultimo semestre. É um trabalho de desenvolvimento pessoal voltado para a atuacao profissional de cada um. Para cada aluno compreender seu tipo de lideranca, habilidades e qualidades para dessa forma poder se beneficiar na hora da escolha de uma posicao e trabalho, alem de saber quais sao as habilidades que devem ser desenvolvidas. O programa constitui uma serie de questionarios, entrevistas individuais e e atividades. Extremamente interessante Ficamos encantados com a possibilidade de um dia aplicarmos esse programa não somente na Escola de Hospitalidade como em toda a Universidade.
Eu (quem escreve, agora, é a Laura) já tive dois rápidos encontros com o professor de RH e o acompanhei em duas aulas, uma delas voltadas aos problemas de discriminacao no recrutamento e na selecao. Fiquei feliz em ver que os nossos alunos fazem as mesmas perguntas e têm as mesmas preocupacoes e os interesses que os jovens de todas as partes do mundo que estavam na classe (India, Russia, Indonésia, de diversos países da Europa. O professor é inglês. O programa é muito semelhante ao que temos tido - universal, exceto ao que serefere a legislacao, ponto a ser verificado pelo professor Juskiw, na avaliacao de seus alunos.
Nosso segundo "meeting" do dia foi a Mrs Dominique Havre, que é ex aluna de Glion...se formou ha mais de 30 anos atrás! Ela é responsável pelo setor de estágios. Sua função na Universidade é primordial pois é através de seu trabalho que os alunos em Glion conseguem seus estágios nos 4 cantos do mundo!!! Algumas informações interessantes sobre seu trabalho:
- Para saber lidar com estágios internacionais você precisa todo dia ligar a TV e ver o noticiário para saber dos últimos acontecimentos políticos, pois tratando-se de estudantes internacionais e de posicoes de estagio em todo mundo, o relacionamento entre paises é fundamental para determinar se um pais permite ou nao tal nacionalidade e estrangeiros.
- Muitas vezes o aluno chega a pagar até 3.500 dólares para conseguir uma permissão de trabalho. Isso dependo do pais.
- ......
Partimos rapidamente para o campus de Glion Sur Montreaux para almoçarmos com o Sr. Lívio Basso, assistente do Dr. Waser. "Detalhe: este é o campus onde os alunos iniciam seus estudos, realizam a maioria de suas aulas práticas (craft basead learning) e ficam todos internos na própria escola.
A primeira impressão é de deslumbre pois imagine você estudar em um local, onde você sempre estará olhando para os alpes e para a cidade de Montreaux, com vista para o Lac du Leman. Como diria a Credicard..."Não tem preço"!
Assim que chegamos já pudemos perceber o código de conduta e vestimenta, estampados em letras garrafais logo na entrada.
Almoçamos com o Sr. Lívio no restaurante La BelleVue- Bela Vista, que ainda não estava funcionando pois os alunos do primeiro semestre ainda não haviam começado suas aulas, e são eles que tocam esse restaurante com serviço a la carte.
Fizemos um tour pelo campus onde ficamos encantados com a estrutura e também com a otimizaçao do espaço já que a escola fica em uma encosta da montanha.

Depois tivemos uma reuniáo com Monsieur Bernard, instrutor chefe de serviços, que gentilmente mostrou as cozinhas e explicou o funcionamento das aulas práticas . As cozinhas são muito bem equipadas e operadas por chefs e cozinheiros profissionais. Normal para uma escola que fornece café da manhã, almoço e jantar para seus alunos. Entre os equipamentos da cozinha chamou a atenção a presença de um bio digestor: todos os restos de alimentos são triturados e macerados em uma máquina e armazenados em um tanque para posterior aproveitamento na fabricação de bio gás.

Quanto a parte de serviços, os alunos treinam em um restaurante a la carte – o Bellevue - e, a considerar pelo serviço que nos prestou um jovem marroquino, que serviu o almoço (com direito a vinho e tudo), dominam bem a técnica e apresentam postura impecável.

Enfim, o Campus de Glion nos impressionou em todos as aspectos. Deixou uma marca chamada..."The Glion Spirit"!!!