sexta-feira, 27 de agosto de 2010

E o terceiro dia começa...

Após uma intensa familiarização no dia anterior da fase de concepção e historicidade do Campus Symposium - evento que hoje tornou-se até mais conhecido que a própria BITS e a cada ano reforça sua importância na consolidação de um brand forte para a instituição educacional, que tem apenas 10 anos de fundação (o acontecimento especial está em sua quinta edição) hoje tivemos um schedule com um despertar tardio... nosso encontro inicial foi agendado para as 10h30min...

Sem o café da manhã em grupo, cada uma teve liberdade de providenciar o seu... pena que não tinhamos passado no supermercado na véspera... eu fiquei com uns muffins que comprei em uma loja de guloisemas anteriormente... pensei em algo americano... mas a receita é alemã... com frutas, chips de chocolate, cereais e ... algo que não consegui definir... mas bom!  Amanhã irei procurar iogurte... estou sentindo falta !!

Nossa primeira atividade do dia foi visitar uma estação de rádio local, parceira do evento. Fomos recebidas pelo chairman do grupo... porém... confesso que esqueci o nome do senhor... ele também não entregou um cartão... de qualquer forma ele foi muito atencioso e de forma catedrática nos explicou como é o sistema de difusão em seu país... a maior diferença com o Brasil é que aqui não há realmente as rádios clandestinas... a fiscalização do governo é acirrada... até porque há uma taxação sobre a concessão.

Indago sobre a concorrência com a midia digital... mas ele acredita que o rádio não sofrerá tanto... pois tem como sua principal característica a mobilidade, além do uso apenas de um único sentido: a audição. De qualquer forma, antenado que é, já buscou projeto para um rádio digital já em execução...

Ele também comenta que um bom locutor tem que buscar uma proximidade com o ouvinte... tem que transmitir realmente vitalidade e intenção de gerar vínculos... como uma pessoa próxima... o carisma é fundamental, porém, o ofício deve ser regido pelo prazer de contar uma história... Nossa! Isso é totalmente o estilo Disney...

Lygia explica a ele que as tão famosas telenovelas brasileiras e até mexicanas tiveram sua origem no rádio... e que cada ouvinte tinha sua própria imaginação na criação da interpretação da história narrada...Era já o sinal da interação moderna... se não ativa... passiva.

Fizemos um tour completo por todo o andar da rádio, na verdade duas, uma destinada a um público jovem, com uma programação mais musical e a outra, com uma programação mesclada, informações, prestação de serviços e músicas escolhidas pelos ouvintes... confiram nos registros abaixos.





Essa é destinada ao público mais jovem.


Nenhum comentário: