segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

II Quarta-feira - Bulle-Glion sur Montreaux.



Hoje, eu, Roberta, acordei bem cedo para assistir as aulas de Turismo do 4º semestre. É sempre muito bom estar em aula, e como aluna, é melhor ainda!!! A troca com o professor da disciplina tem sido um ponto forte da minha experiência pois ele tem muito interesse no nosso país e em troca tenho recebido sua experiência como professor de uma escola internacional de braços abertos.


Partimos para Montreaux, rumo a Glion, e passamos pela cidade de Vevey, sede da Nestlé e adivinhem só...havia um lindo arco-íris atrás do prédio sede, o que nos levou a concluir que, o pote de ouro, na verdade, é cheio de chocolates!!! "Somewhere over the Rainbow..."


Na hora do almoço descemos novamente para o Campus de Glion onde pudemos acompanhar a recepção aos novos alunos. Pudemos observar e até vivenciar algumas atividades que os professores e alunos do terceiro semestre ofereceram aos calouros a fim de promover interação entre os alunos e staff. Os calouros tiveram a oportunidade de reconhecer ações que irão facilitar seu cotidiano, como por exemplo, aprender as peculiaridades para que os alunos possam se locomover dentro das regras Suiças, empresa de celular para que eles possam estar em contato com suas famílias, orientação sobre as regras de trânsito do país, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Além disso, ofereceram também várias atividades que além de promover interação revelavam aos calouros um pouco sobre o espírito de “Glion” já que muitas dessas atividades trabalhavam o espírito de equipe e o respeito às diferentes etnias.


A atmosfera era outra: mais descontração, roupas informais (já que no dia a dia eles só usam roupas sociais) e o desejo de pertencer, o mais rápido possível ao ambiente de Glion . Os veteranos pareciam muito simpáticos, atenciosos e criativos com os novatos criando uma atmosfera de hospitalidade plena!


Sem sombra de dúvidas esta é uma Quarta-feira de cinzas muito diferente.


No meio a tantos afazeres e obrigações, os professores de RD e F&B, conseguem agendar um horário para conversar comigo, Simone, e com o professor Luiz Carvalho. Descubro que aqui mesmo em Glion, existe um grande desafio aos professores, pois, até o 4º semestre , os alunos tem opção de fazer o curso em Inglês ou Francês.


Encontramos mais uma brasileira no Campus que estava fazendo pós-graduação e havia acabado de chegar, ainda estava em fase de adaptação, mas adorando tudo!


A segunda visita ao Campus de Glion acontece em pleno Ano Novo Chinês e nos mostra uma atmosfera diferente da encontrada na visita anterior. Como sempre...uma experiência incrível!


Nenhum comentário: