segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Break para o Almoço - Digamos Exótico !

A cada dia nos são reveladas nossas facetas da cultura alemã... por exemplo, temos ciência agora que o alemão tem como hábito tomar um café da manhã, com iogurtes, pães, frios ou geléia, capricham no almoço e no horário de jantar, meio que repetem o cardápio do café da manhã, algo mais leve... tudo acompanhado de muita água mineral com GÁS!!! Particularmente, não gosto... mas sei que no Brasil há seguidores fiéis...

Hoje o nosso almoço foi : Germknödel  também conhecido como Dampfnudei Hefeklôse. O nome impressiona, não?

Vejam o visual:

Meu prato - Andréa Nakane

Prato da Bárbara - nossa colega mexicana



Quando chegamos, acreditávamos que tratava-se de uma sobremesa... até então tinhamos também notado que eles não são adeptos de comer um doce ou fruta após o almoço... chegamos até a sorrir !

Depois percebemos que esse era a única opção de almoço e tratava-se de um prato típico da Alemanha. Sua composição é uma espécie de massa de pão/pizza que cozinha no vapor por horas a fio, sendo recheada com uma espécie de calda engrossada de frutas vermelhas. Ao servimos de uma porção, que equivale ao tamanho de uma bola de massa que deixamos descansar para abrir posteriormente, deve-se - de forma generosa cobrir essa massa com uma calda das mesmas frutas vermelhas, só que dessa vez mais fina e muito, mas muito doce!
Eu adoro um doce, mas esse era demasiado !

Sem muita empolgação saboreamos o prato e sabendo das tradições européias - principalmente - de não desperdiçar alimentos... tentamos bravamente deixar o prato sem se quer um pedaço... mas confesso que não obtive êxito e que meu prato retornou com um pequeno pedaço, rodeado de calda.

Os alemães que estavam próximos mostravam-se bastante interessados em nossa reação... chegaram até mesmo a perguntar sobre nossos hábitos alimentares... ah... uma feijoada naquele momento cairia de uma forma tão leve e tão... salgada !!!

Foi uma experiência... digamos exótica... mas quem se habilita a desbravar o universo do turismo e da hospitalidade deve ter sempre não só a mente, mas também o estômago abertos a novas descobertas, vivências...

Se vamos repetir ou não... essa é uma outra história... para um outro post !

Nenhum comentário: