domingo, 17 de julho de 2011

Opening Ceremony: A década de ouro dos Megaeventos Esportivos Começou

Fomos escalados para acompanhar os ônibus das diversas delegações que participam dos Jogos Mundiais Militares que iriam participar no dia de ontem -sábado - da festa oficial da abertura do evento.

Como estamos divididos em dois grupos, cada um em uma vila olímpica ( Azul : Nakane, Alvaro, Tatiana, Jaqueline, Victor, Nataly e Thais - Verde: Jéssica, Helena, Amanda, João, Raissa e Thamiris) foi também um momento de reencontro do grupo inteiro... cada um com suas histórias, curiosidades, empolgações e muita, mas muita alegria de estar presente no evento que consagra um longo período de mega realizações que irão inserir o Brasil na vitrine do esporte mundial.

Dá para dizer que o arrepio foi geral... a emoção ficou a flor da pele... e a felicidade estava estampada em nossos rostos... o cansaço de muitos, que desde as 08h já ralavam nas vilas, de repente, adormeceu e deu lugar a um contentamento único e um sentimento de "faço parte desse show"...  "há minha garra e meu suor nesse momento".

Sim o espetáculo foi bonito... grandioso... com alguns detalhes que poderiam ter sido planejados de outra forma... com maior dinamismo... mas o resultado final agradou ao público presente ao estádio João Havelange, conhecido como Engenhão e também aos telespectadores que acompanharam a transmissão ao vivo de toda a cerimônia. O tapete telão high tech foi um dos pontos altos da solenidade, assim como a participação do Rei Pelé.

Alguns integrantes do team da UAM em momento de grande alegria

Entrada do Engenhão

Banda Militar

Hasteamento das Bandeiras

O Tapete-Visor High Tech

A pira olímpica acesa.

A confiança é tanta que o João ficou encarregado de cuidar da bandeira do URUGUAI... quase que ele desfilou com a delegação...

Abaixo uma síntese da cerimônia extraída do Jornal O Globo.


As atrações começaram às 16h40m, com o público ainda pequeno dentro do Engenhão. Sete aviões da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o estádio. Às 17h15m, vieram as apresentações das bandas militares, no aquecimento para a grande festa. A primeira foi a dos Fuzileiros Navais (Marinha), seguida pela do Exército, a da Aeronáutica, a da PM e, por último e muito aplaudida pelo público, a do Corpo de Bombeiros.



A presidente Dilma Rousseff chegou à tribuna de honra do estádio pouco antes das 18h e foi aplaudida. Ao lado de Dilma estavam os ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Esporte, Orlando Silva, além do governador Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes.



O espetáculo propriamente dito começou com o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional. Depois, com uma imensa projeção do mapa-múndi no gramado do estádio, que iluminava o território de cada país anunciado, teve início o desfile das delegações. A do Afeganistão foi a primeira a entrar, com apenas três pessoas e, curiosamente, de terno e gravata no lugar da farda. Num palco do futebol, a única vaia do público veio na entrada da delegação da Argentina. Por ser anfitrião, o Brasil foi o último a entrar.


Uma mensagem de paz, em diferentes idiomas, marcou o reinício do show de luzes e cores no gramado, com assinatura do carnavalesco Chico Spinoza, em alusão ao tema dos "Jogos da Paz". Os elementos naturais também ganharam destaque, numa viagem pela flora e pela fauna brasileiras.


O mascote dos Jogos, Arion, apareceu em grande estilo, descendo de rapel no estádio e abrindo a apresentação dos Paralamas do Sucesso. Em seguida, a presidente Dilma Rousseff fez um rápido discurso, declarando abertos os Jogos. A medalhista olímpica da vela Isabel Swan fez o juramento pelos atletas militares.



Num dos momentos mais emocionantes da festa, Toquinho tocou "Aquarela" e desenhos infantis ganharam cor no gramado. Zizi Possi também subiu ao palco, pouco antes de Pelé acender a pira e dar início a um carnaval no Engenhão, com show de Alcione, Diogo Nogueira, Dudu Nobre e Jorge Aragão.

Nenhum comentário: