terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Hora e a Vez do Marketing

Iniciamos os trabalhos do dia com o encontro com o Sr. Jan Untiedt - Responsável pelo Marketing da BITS há cerca de 2 anos e com passagens em diversas empresas de renome como Coca-Cola... aliás perguntei a ele se por acaso ele toma pepsi e ele enfaticamente disse NEIN!... o que é o poder de uma marca forte, pela qual há uma certa percepção que você fez parte dessa construção...


O executivo de Marketing da BITS

Falando em marca, ele ao assumir a área de marketing da instituição, olhou no mapa e perguntou, como atrair mais estudantes para um destino, que por si só não possui expressividade atrativa?

Com essa indagação na cabeça, ele começou a trabalhar no mesmo período que a Laureate International Universities adquiriu a BITS... percebeu que mercado existia uma corporação homônima, na forma de pronunciar o nome da empresa e que a outra ganhava em termos de maior share of mind.

Eles investiram em uma plataforma de sustentação de uma carreira profissional, baseando-se no seguinte tripé:

  • Formação de elevada excelência e qualidade dos docentes;
  • Prática Mercadológica - Experiência junto com a Teoria;
  • Internacionalidade - todos os discentes no quarto semestre devem optar por um destino internacional para ampliar sua bagagem e atuação global.
Há muita sintonia com a proposta da UAM, com exceção do último pilar, que não é uma obrigação, uma opção, recomendação, principalmente em virtude de nossa realidade econômica.


Além disso, os discentes da BITS devem apresentar até o final de sua graduação em 03 anos, uma carga horária mínima de 20 semanas como trainée em uma área corporativa de seu interesse e de curso. Após sua realização, um minucioso relatório é entrega a instituição... está soando similar com algo? É o nosso estágio supervisionado/obrigatório...

Como métrica de qualidade, a BITS é certificada pela FIBAA, uma fundação privada, que realiza auditorias de processos e padrões, inclusive comparando-a instituição com outras ao redor do mundo. Essa certificação demanda uma recertificação a cada 3/5 anos. Segundo Sr.Jan é um selo de grande prestígio e legitimidade para a educação alemã.

Como meios de comunicação da BITS com o mercado destacam-se a Bitslicht, uma revista produzida pelos próprios discentes ( fato também que lhes proporcíona prática). O próprio departamento de MKT paga para ter seu anúncio estampado na revista e arca com o custo da tiragem... pois os mesmos têm interesse em usar esse material para seu mailing e propagação em feiras estudantis. Eles também possuem uma estação de rádio universitária e ilhas de edições de filmes e programas.

Seu departamento é enxuto, cerca de 03 paxs fixas e 02 consultores e para os próximos anos pretendem investir mais nas redes sociais para ativar o contato com novos estudantes.

Quando fala do Campus Symposium fica evidente o orgulho, até por que quando da sua entrada o evento estava fadado a não mais ocorrer em função dos grandes investimentos, mas o departamento conseguiu provar que a concepção do mesmo alinhava-se com a estratégia educacional da BITS e então a decisão de mantê-lo foi confirmada.

O retorno de mídia espontânea obtida com a edição passada do evento foi em torno de 1.7 milhão de euros... uma quantia muito, mas muito superior ao budget que ele tem para trabalhar o ano todo.

O evento além de exposição, trouxe até o campus, inúmeros stakeholders, vitais para a proliferação da imagem da BITS no mercado...Executivos que comparecem ao evento e acabam encantados com a estrutura e buscam informações para que seus filhos tornem-se parte da instituição.

O trabalho com o clima organizacional interno também é lembrando pelo Sr. Jan, já que os discentes ao trabalharem na execução do mesmo, sentem ainda mais orgulho de pertecer a BITS.

Mencionamos que hoje, no mundo inteiro, há uma forte tendência que a atividade de eventos cada vez mais ganhe espaços no mix de comunicação, inclusive superando a ação publicitária, que em um passado, não tão distante, detinha a supremacia dos investimentos e gostaríamos de ouvir a opinião dele sobre isso, já que ele é um executivo da área, com uma vasta experiência.

Ele concordou com essa tendência e mencionou algo que nossa escola de Turismo e Hospitalidade está trabalhando - inclusive com um livro já prontinho, na busca de um mecena, de um patrocinador para publicá-lo - a relação dos 5 sentidos com a atividade de eventos.

O quanto um evento possibilita essa composição, tornando-se uma ferramenta completa, geradora de experiências memoráveis, se bem conduzido.

Estamos em plena sinergia... e por que não dizer mais uma vez marcando nossa bandeira de vanguarda!

Foi uma verdadeira aula de reforço.. .estamos sim no caminho certíssimo !

Obrigada Sr. Jan !

Ah... nossa reunião foi regada a coca-cola... sem pensar em pepsi ! Com direito também a suco de laranja... também da holding... é claro !

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