segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

II Segunda Feira- Campus Bulle





Na parte da manha participamos da sessao de orientacao - ambientacao dos alunos de 4 semestre que nesse momento nao estudam mais no campus de Glion-Sur Montreaux, e agora estao no campus de Bulle. Nesse momento a escola coloca toda a responsabilidade do aprendizado na mao da aluno, exige-se muito mais do aluno e mais auto disciplina. Essa segunda parte do programa o foco a gestao, uma vez que os alunos ja tiveram na primeira parte as disciplinas praticas e a operacao de hoteleira. O aluno entao eh parte atuante do seu aprendizado e dessa forma passa a auto gerenciar seu desenvolvimento pessoal, gestao de tempo e competencia de gestao.
No periodo da tarde nossos professores tiveram uma longa sessao sobre Student Centered Learning, no qual o aprendizado tem como foco principal o aluno, e o papel do professor nesse estagio da universidade passa a ser um facilitador no processo de aprendizado, sempre incentivando, instigando, desafiando e tornado o processo divertido. Has to be FUN para o professor e aluno!
Fizemos diversos exercicios e debatemos as diversas situacoes com Dr. Weizer. Tambem falamos sobre a avaliacao "Peer to Peer", onde um professor aprende com o outro atraves da observacao de aulas. Aqui em Glion isso ja e uma pratica comum e que tem trazido resultados muito positivos. Alem de desenvolvimento profissional, gera uma integracao do corpo docente e reforca a atmosfera de confianca do grupo como um todo. Cada qual tem seu papel, nem maior, nem menor, todos tem sua contribuicao para o programa de forma geral e cabe a cada um trabalhar sua parte para o resultado final: formacao do aluno e desenvolvimento profissional dos professores.
No final do dia saimos para jantar com nosso host, Dr. Helmut Weiser.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professores!!!!
Só hoje que eu abri meu e-mail e consequentemente fiquei sabendo deste blog!
Parabéns pelo trabalho de vocês!
Fiquei fascinada!! Muito legal!
Agora estou curiosa e ansciosa com o começo das aulas para saber quais as novas mudanças que teremos!
Beijoooes para todos!
A gente se ve dia 18!!!
=D

Anônimo disse...

Olá colegas,

Pelos textos e fotos vocês estão com muito trabalho e muita agitação.
Continuem assim.
Abraços a todos,
Profa. Miriam Lona

Anônimo disse...

Adoreiiiiiiii,
tenho certeza que teremos muito o que desfrutar na volta de vocês.
Estou com saudades de todos e muito curiosa para saber sobre todos estes momentos vividos pelo grupo e indiretamente por nós seus amigos
Beijos
Meiri

Anônimo disse...

Jose Carlos, Laura, Roberta e Simone

Estou feliz com as mensagens que estão disponibilizando em largos sorrisos nas fotos - nem está parecendo trabalho (rsss).
Tenho uma curiosidade em termos da carga horário do curso aí - é equivalente a nossa?
Achei fantástica a transferÊncia da responsabilidade do aprendizado para o aluno - ele precisa sentir ser o foco do professor e não um mero produto de prateleira.
Beijão e muito sucesso!!!!

Unknown disse...

Olá queridos,

Estou amando os recados postados por vcs, no fds mostrei pra toda família rsrs. Todos da coord estão mandando bjs e já estamos no nosso novo cantinho, para passar o cansaço só um bom fondue aí com vcs rsrs. Aproveitem o máximo e queremos saber tudinho quando chegarem! Bjssssss... Assistentes VO

Anônimo disse...

QUERIDO PAPAI

ESTOU CONTANDO OS DIAS PARA QUE VOCE VOLTE!

LIGUE PARA MIM HOJE (08/02) A NOITE POIS ESTOU COM MUITAS SAUDADES!

ASS. LUIS FELIPE