Um agradável e descontraído jantar foi a forma que o board da BITS escolheu para nos recepcionar nessa segunda noite de atividades.
O local do encontro - muito perto do campus da universidade, parece até mesmo integrá-lo - foi um hotel que possui um restaurante de cozinha internacional.
Entre nossos anfitriões, além do Christoph Neumann, nosso tutor local, destacamos o Prof. Dr. Thorsten Bagschik, CEO da BITS e o Prof. Dr. Volker Busch, diretor acadêmico da instituição.
A conversa fluida e bastante acolhedora compreendeu desde a importância da atividade de internacionalização e intercâmbio até mesmo uma espécie de quem sabe mais sobre os países ali representados: Alemanha, Brasil e México.
Os alemães conhecem... digamos...os principais estereótipos: Futebol, Carnaval, Churrasco, Garota de Ipanema e... a famosa e delirante Caipirinha!
Lembram também de icones turísticos como Copacabana e Foz do Iguassu... sabem que há uma forte colonização no sul... quando falamos de Blumenau, Joinville... alguns esboçam alguma familiaridade...
Nos perguntaram sobre as impressões que tinhamos ou temos da Alemanha... Eu respondi... que realmente eu tinha uma imagem totalmente diferente da primeira vez que pisei em solo alemão... me encantei com Berlim... e posso dizer com o povo... nada parecido com a imagem tão seca, gélida e em alguns momentos agressiva... O povo alemão... reservado... agora busca expor-se ao mundo... mostrando verdadeiramente seu comportamento... não tão extrovertido como o dos latinos... mas alegre e sensível, na dosagem justa.
Aos poucos nossos anfitriões foram educadamente partindo... e ao final realizamos o registro, apenas com o professor Volker, representando todos os gentis anfitriões que tivemos.
Ah... na foto estão a Barbara e Nathalia, nossas colegas mexicanas que estão participando da mesma imersão.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário