segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

II Terça-feira- Campus Bulle

Estamos vivendo uma “vida dupla”, se por um lado somos professores em intercâmbio, trocando idéias, por outro, estamos vivendo tão intensamente o clima, que nos transformamos em estudantes em pleno curso. Passamos muito tempo na biblioteca, estudando os livros indicados nos programas, copiando textos (vejam só). Para dizer a verdade, em alguns momentos, vivemos a euforia do início de uma vida universitária. Temos acompanhado aulas, muitas vezes das mesmas turmas, a ponto de brincarmos que ganharemos o diploma também. Professora Laura já presenciou três aulas de Gestão de RH, porque essa disciplina, em Glion está no 6 semestre. As aulas do 4º semestre estão sendo apresentadas aos alunos (e aos “alunos” professores da Anhembi), nesta semana. Os alunos estão se acostumando com as novas turmas pois não permanecem as mesmas turmas do primeiro ano, formando novos grupos de trabalho e já providenciando as primeiras tarefas.

Temos conversado com alunos, que estão sendo convidados a escrever aqui. Nossa! Parece mesmo, que estamos nos acostumando com as pessoas, o clima, os horários, os planos de ensino e refletindo no que temos percebido.

O PRIMEIRO DIA DE AULA(Simone)

Terça- feira, 04 de Fevereiro de 2008 - 8h00 – Começam as aulas do quarto semestre.

A emoção de vivenciar o primeiro dia de aula com alunos, em Glion, é com certeza uma experiência que esta marcada em nossos corações.

A apresentação da disciplina, os trabalhos que devem ser desenvolvidos, a forma como o aluno será avaliado e o desenrolar de todas as etapas burocráticas que envolvem o início do semestre, nos mostram que independente de onde estamos o trabalho desenvolvido possui os mesmos desafios e as mesmas dificuldades.

No caso da minha disciplina, Room Division, agora quem fala é a Simone, estudar em uma classe composta por alunos de diferentes partes do mundo, possibilita um encontro antecipado com as divergências culturais encontradas no dia a dia dos hotéis, diferenças estas que, muitas vezes nos fazem questionar a cultura da empresa hoteleira e em muitas outras nos surpreende com ações ou pedidos dos diferentes hóspedes.

Somos apresentadas como brasileiras, eu e a Laura assistimos a aula juntas, e ao final da mesma uma estudante vem se apresentar, ela gosta da possibilidade de estudar no Brasil, pois tem um primo que mora em Salvador.

Observar a dinâmica da aula da percepção de um aluno é interessante, todas as salas possuem quadro metade negro e metade branco (cada um usa o que quer usar) e os professores adoram o retroprojetor.

Todos se vestem formalmente o que,na minha opinião, muda o comportamento dos alunos, de repente, não estamos mais em uma sala de aula e sim no meio de uma reunião de executivos. Por fim na hora do intervalo, o tão esperado café, descobrimos que não estamos mais em uma escola e sim na recepção de um hotel lotado, grupos de pessoas com diferentes sotaques aquecem o ambiente, do lado de fora o vento frio e a chuva fina nos esperam e nos lembram que hoje é terça de Carnaval.

Nenhum comentário: